Sempre gostei daquela frase clichê "Cada escolha é uma renúncia", por achá-la muito verdadeira.
Mas eu modificaria essa frase. Algumas vezes, uma só escolha traz várias renúncias.
É engraçado que, quando a gente decide se "livrar" de alguma coisa, toma essa decisão pensando em todas as coisas ruins que essa coisa nos traz e, depois, quando a gente vem a sentir falta dessa coisa, é porque pensamos em todas as coisas boas que a mesma coisa trazia consigo.
A gente não pode dividir alguma coisa ou alguém, e escolher só as partes boas ou ruins; quando você aceita coisas/pessoas/ eventos em sua vida, tem que aceitar o pacote.
Não dá para terminar só com a chatisse do namorado e ainda ficar com os beijos e risadas! Não dá para mudar de cidade e continuar próximo das mesmas pessoas todos os dias. Não dá para desistir de viajar e ter as experiências boas da viagem! Enfim...
Por isso, nossas escolhas devem ser muito bem pesadas. Para decidir se "livrar" de alguma situação, precisamos ter certeza (ou pelo menos tentar) de que a ausência das coisas ruins que essa coisa causava em nossas vidas vai ter peso maior do que a falta que as coisas boas vão fazer.
Eu faço minhas escolhas conscientemente e, na grande maioria das vezes, ciente de que não me arrependerei. Mas, ainda assim, a ausência das partes boas dói...
Se não fosse assim, ninguém teria dificuldade em tomar decisões. Quem pensaria duas vezes antes de se livrar de algo totalmente ruim? Acho que ninguém! Agora, quem teria coragem de abdicar de várias coisas boas em busca do que realmente quer na vida? Essa já é um pouquinho mais difícil de responder.
E aí vem a diferença entre as pessoas que tem coragem e as que não tem; ambas pagam seu preço.
Muita gente se queixa de estar em uma situação que não gostaria por não ter escolha. Mas isso não é verdade. Sempre temos escolha. O que acontece é que, muitas vezes, não estamos dispostos a pagar o preço das renúncias que cada escolha traz.
"São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades", já dizia o mestre Dumbledore! rs
É isso.
Escolhas fazem parte da vida e acabam por revelar quem realmente somos! Façamos nossas escolhas muito conscientemente! Boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário